sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta-Feira Santa

A sexta-feira santa é um dia, no mínimo, estranho para quem vive entre católicos praticantes. O respeito à morte de Cristo, principalmente em cidadezinhas do interior, é coisa séria.

Durante a minha vida já ouvi cada coisa (a maioria absurda) sobre a sexta-feira santa. Não se come carne vermelha, não se faz festa, não isso, não aquilo. Falando com pessoas mais velhas então, descobre-se que as proibições eram ainda maiores há tempos atrás. Um senhor de cinqüenta e poucos anos uma vez confessou que seus pais falavam que quem não respeita a sexta-feira santa amanhece no sábado com um rabo. Sim um rabo. Nasce um rabo na pessoa durante a noite. Confessou-me, ainda, que, no sábado, quando acordava a primeira coisa que fazia era conferir se não havia algo estranho em seu traseiro.

O pior é que aqui na cidade a grande maioria da população é católica. Como a cidade é pequena todo mundo se vigia. Logo, ninguém faz nada na sexta-feira santa. Não sai pelada, não sai churrasco, não sai festa, ninguém trabalha porque é feriado, ninguém faz nada.

Talvez por isso cá estou eu, escrevendo. O blog, que anda em marcha lenta, ganha mais um texto. Depois vou arrumar o que fazer. Respeito a morte de Cristo, mas não tem como não fazer nada. Não sei como me portar na sexta-feira santa. Meu medo é acordar amanhã e ter uma surpresa.

6 comentários:

Anônimo disse...

E ainda mais engraçado é o sábado de aleluia. Minha mãe costuma contar que andava escondida pra não apanhar de minha avó nesse dia.
Eu disse que lia teu blog, e disse que comentaria. Se lembrar, quem sabe saiba quem sou eu.

Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pires disse...

Oi Fernada, obrigado por comentar. Claro que lembro, não é todo dia que encontro leitores deste blog.

Grazi Sperotto disse...

Ixi, essa do rabo não sabia... Nem cuidei se tinha nascido um em mim nesse sábado...hahaha
Muito bom o texto, bjinho...

Pires disse...

É bom cuidar. Acordei no sábado e conferi prontamente. Tudo normal.

Gilkiane Cargnelutti de Mello disse...

Com certeza, para quem acredita em Jesus Cristo, a sexta-feira Santa é um dia especial, diferente, que merece uma reflexão. Acredito que não significa não fazer nada, mas com certeza é um momento de espiritualidade e respeito, para com a pessoa que mais nos amou no mundo! Muito bom texto!!!