terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Os gaúchos e o Bairrismo

Bairrismo: qualidade ou ação de bairrista.
Bairrista: pessoa que só considera como pátria o Estado natal, menosprezando tudo que se relaciona com os outros Estados.

Ah Cláudia Leite! Se você tivesse lido meu texto (esse texto) antes de sua apresentação no Planeta, não teria falado tanta merda e o show teria sido um sucesso. No último final de semana realizei um “mini-veraneio”. Fui pra Capão da Canoa, litoral norte do Estado. Nem tanto pela praia, mas sim pelo Planeta Atlântida. Estava meio fora de forma e precisava dar uma esquentada para o carnaval.

Eu não sou muito ligado em “axé music”. Mas confesso que estava curioso pra assistir ao show da Babado Novo. Cláudia Leite é um espetáculo, pensava eu. Sem falar que o grupo tem alguns “hits” que estão tocando bastante. A festa estava boa, os shows agradáveis até a hora da banda em questão. Que começou bem. Estavam animando a galera.

Mas como diz o ditado, o peixe morre pela boca. Toda banda faz o seu marketing. Cada uma tenta conquistar o público do seu jeito. Mas Cláudia Leite, definitivamente, não conhece os gaúchos. Não quero ser duro com a moça, até acho que não foi de má-fé. Mas a “simpática” cantora deu uma mancada quando falou dos mandamentos dos “planetários”. Um dos mandamentos, segundo a cantora, era achar ela a mulher mais bonita e mais gostosa do planeta. Eu não sei se ela estava meio carente. Ou se tinha algum complexo de inferioridade. Porque no Rio Grande não se anuncia mulher bonita, isso nós temos pra exportação. Se na Bahia não tem ou é pouco, o problema é deles. Mas enfim...

Outra pérola da moça foi falar em transformar o Rio Grande do Sul na Bahia. Sinceramente este não é um bom discurso. Não no Rio grande do Sul, pelo menos. Se eu preferisse a Bahia, estaria lá e não aqui, pensei. Ainda b em a infeliz tentativa foi logo abafada por um grito de: “Ah, eu sou gaúcho!”.

Não quero estar sendo bairrista, até porque acho a Ivete Sangalo uma simpatia. Mas após o balde de merda jogado nos ouvidos saí dali e fui procurar um lugar sem Cláudia Leite. Posso estar sendo cruel com ela. Mas gaúcho é bairrista mesmo.
*. Que fique claro que acho ela gostosa pra caralho, mas...

7 comentários:

Anônimo disse...

depois q eu vi cicarelli chamar um cara de culto pq ele tava lendo um manual de informátiva, nao me surpreendo com mais nenhuma pérola dos "artistas"

Unknown disse...

Eu estava lá também e foi muito engraçado. Ela não sabia o que fazer, ficava gritando ah eu sou gaúcha, falando que ia levar todo mundo pra Bahia... Mas acabou contornando a situação. Teve má-fé por parte do público. Putz, vaiar cantora de axé que fala em transformar a festa em Bahia é exagero (mas quem disse que o gaúcho não é exagerado?).

Marcelo CAndido disse...

Quanta merda junto

Anônimo disse...

DEIXA OS GAUCHOS FALAREM A VONTADE DAS QUALIDADE ( QUE É CLARO QUE EXISTE MUITAS ) NO ESTADO DELES ( EU CONHEÇO BEM JA VIAJEI MUITAS VEZES PRA LÁ E OUTRO LUGARES DO BRASIL ) MAS POSSO DIZER COM TODO O CONHECIMENTO DE QUEM CONHECE BEM ESSE BRASIL, E SEM BAIRRISMOS, É SO VIAJAR E VER QUE O UNICO ESTADO QUE TEM QUALIDADE SUFICIENTE PRA SE GABAR DE INFRAESTRUTURA, ESTRADAS OTIMAS ( CARAS CONCORDO MAS OTIMAS ) TAMANHO DA ECONOMIA ( PIB E ARRECADAÇAO ) E TANTAS OUTRAS COISAS QUE SOMOS O PRIMEIRO NO BRASIL E NAO FICAMOS ENFIANDO ISSO NA ORELHA DE NINGUEM...É CLARO MEU CARO...SAO PAULO...A LOCOMOTIVA DESTE PAIS. VAI DIZER QUE DAR PRA NEGAR???

Anônimo disse...

O anônimo aí em cima precisa, em primeiro lugar, aprender a ter educação e não gritar em nossos ouvidos (caps lock on). Em segundo, devo dizer que não se trata de infraestrutura ou "estrada boas e caras", nós gaúchos estamos pouco ligando para isso. Somos descendentes de um povo guerreiro que viveu a vida em cima do lombo dos cavalos, acostumados com a lida no campo e amantes de uma vida simples e digna. Os primeiros gaúchos eram nômades na região dos Pampas, que compreende também Uruguai e parte da Argentina, e viviam livres pelas coxilhas conduzindo o gado, acampando a céu aberto, comendo churrasco, tomando o mate amargo, herança dos guerreiros Guaranis que corre nas nossas veias. Por isso não entendem e nunca vão entender. A Sul Riograndense não se entrega, morre pelo território, pela família, pelas tradições... "Mas não basta para se livre, ser bravo aguerrido e forte. Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo..." (letra do hino do Rio Grande do Sul).

Anônimo disse...

Esperamos ansiosamente pelo grito de independência dos gaúchos. Pena que isso não vai acontecer tão cedo - eles não têm coragem.

Fora do Brasil, bando de traíras.

andrea disse...

Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvdigitalnopc.com.br