quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Melancolia Voraz

A melancolia da decepção é, talvez, a pior de todas. A melancolia tomou conta de mim, como um veneno conduzido pelo sangue, espalhando-se rapidamente pelo corpo. Nem tudo acontece como quero. É evidente. Mas quando a coisa mais simples não ocorre, parece que a decepção é muito maior. O fato mais esperado que de tão esperado nem esperava mais. Praticamente nem pensava nisso. Era assunto resolvido antes de se resolver. Tamanha era a simplicidade do fato e a certeza do acontecimento que me derrubou de uma maneira muito mais intensa que muitos fatos infinitamente mais importantes na minha vida.

Minha decepção veio diante da notícia que não foi dada, foi percebida. Ficar calado diante do que não tem o que falar é agoniante. Meu espírito, em meio a tudo isso, entregou-se à melancolia. Deveria ter feito diferente? Deveria ter feito mais? Menos? Devo me matar ou matar meu algoz? Nenhuma das alternativas resolve. O que torna tudo mais melancólico. Meu dia é melancólico. Meu semblante é melancólico. Minha noite será melancólica. Apesar de sequer ter perdido uma batalha, perdi a guerra. Meus soldados desertaram e me encontro sozinho no campo de batalha, já dando as costas ao inimigo que invade o território inesperadamente feliz e orgulhoso.

Preciso de uma injeção de ânimo que não sei onde encontrar, em que farmácia comprar. Está tudo certo. Tudo tão decepcionalmente certo que me entrego à melancolia de estar certo sem estar. Um simples desgosto acabou com meu ânimo. Humilhou meu exército e o fez desistir da luta. Meu dia se tornou amargo. Preciso de algo. Uma palavra, um fato ou um ato. Algo que me faça sair desta inércia e voltar ao trabalho, à ação. Algo que não espero, seja bom, seja ruim, seja péssimo, mas seja inesperado.

3 comentários:

juliano disse...

muito bom, queria saber pontuar e tudo mais como vc ! hasuasauisuaisuiaui!!! em fim, melancolia, que coisa! em em meus casos isso apenas uma opinião uns goles e um ou dois cigarros resolvem! em fim !! parabéns !!

Pires disse...

Sim. Também costumo fazer isso. Mas ainda não bebí. Hoje resolvo tudo com juros e correção monetária.

Anônimo disse...

A "melancolia" tem nome???



...





...