segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Os Livros Que Não Li

Ontem tava pensando nos livros que não li. Não os que não li não lendo. Mas os que comecei a ler e não terminei. Não porque não gostei do livro. Sei lá, não terminei por alguma razão que desconheço. Dois me marcaram, o tal “O velho e o Mar” do Hemingway e, pode acreditar, “Dom Casmurro” do Machadão. Não li Dom Casmurro. Acho que 90% dos brasileiros que algum dia leram um livro na vida já leram Dom Casmurro. Pois eu faço parte dos outros 10%. Isso que já li o “Memórias Póstumas...”, o “Quincas Borba”, “A Mão e a Luva”. Dom Casmurro não.

Mas o que me chamou a atenção foi o David Coimbra falando que acha Dom Casmurro uma porcaria. Disse mais. Disse que talvez fosse o pior livro de Machado de Assis. Tinha uma projeção não merecida. Isso me deixou preocupado. Comecei a pensar por quais razões ainda não tinha lido o tal livro. Será que, na verdade, não gostei mesmo? Será que Dom Casmurro é uma farsa? O Memórias eu li num suspiro, os outros dois também li tranqüilo. Só Dom Casmurro que não rolou. E olha que tentei ler mais de uma vez.

Agora sim estou desestimulado de realizar nova tentativa. Fosse um ignorante que falasse isso, eu nem daria atenção. Mas foi o David Coimbra. Um cara letrado. Ótimo escritor. Não que o cara tenha que acreditar em tudo que ele fala, cada um tem sua opinião. Mas o cara não falaria isso à toa. Putz. Agora vou ler o livro condicionado pela opinião do cara e pelos insucessos das outras tentativas. Não vou gostar. Tenho certeza. Pode ser o melhor livro do mundo. Não vou gostar. Logo Dom Casmurro. O carro-chefe do melhor escritor brasileiro de todos os tempos. Vou ler o “O Velho e o Mar”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois acho o contrário: quem vive a dizer que leu Dom Casmurro não leu coisíssima nenhuma, e conhece o título, no máximo o resumo, por insistência dos professores do ensino, err, médio.

Agora, dizer que o livro é ruim é fácil, especialmente fácil. Mas tente escrever um minimamente parecido.

E Hemingway é duca.

Abraço.

Anônimo disse...

This is great info to know.