terça-feira, 28 de agosto de 2007

Música Boa

Afinal, do que uma música deve falar? Sempre me perguntei isso e sempre obtive a mesma resposta, de qualquer coisa. A resposta mais vazia possível foi trocada pela mais completa, Amor. Aham, música deve falar de amor. Não só do amor entre casais, amantes ou simpatizantes. Amor de amigo, de irmão, pela pátria, por um animal, pela vida, pela felicidade, pela tristeza.

Precisei ouvir a resposta de uma pessoa com larga experiência na música (mais de 20 anos, mais de 30 até). Um músico que já tocou pros mais variados públicos nos mais variados lugares. E falou numa roda de viola, assim como se pede um chope. Deu a resposta que eu procurava e talvez por preguiça nunca tinha realmente me esforçado a ponto de conseguir.

Entre belíssimas músicas boêmias ele disse, “o músico deve falar de amor, música boa é a que fala de amor.” Fiquei pensando nesses últimos dias e realmente, as maiores obras da música falam de amor. Não pensei em nenhuma que não falasse. Talvez ele tenha ouvido alguém falar e pensou nisso há muitos anos atrás, como eu ouvi. Gostaria de daqui alguns anos cantar a volta do boêmio, numa roda de viola e dizer isso com a naturalidade com que ele disse. Mas como só arranho uma viola e não canto nada, vou dizendo desde agora: Música deve falar de amor!

Nenhum comentário: